Postagens

Mostrando postagens de março, 2024

Crítica composição Luz e Sombra

Imagem
  A composição das três fotos trás uma boa continuidade. Elas conversam muito bem entre si. A iluinação direta dá um grande contraste. É possível perceber uma divisão dura entre as três cores no papel em si. A sombra muito escura traz um peso legal a região central das três fotos e o fundo tem uma vinheta agradável. Na foto central as sobras estão um pouco tortas e o foco de luz muito deslocado para a esquerda. O nome em caixa alta faz sentido com as sobras marcantes das fotos. Ele desloca o olhar para esquerda embaixo, construindo um caminho com as imagens central e da direita. 

Reelaboração "corte, dobra luz e sombra"

Imagem
 

Fotos de luz e sombra produzidas em aula

Imagem

Desenhos rápidos

Imagem
 1° ponto de vista, 1º desenho, 5 minutos:  1º ponto de vista, 2º desenho, 2 minutos: 1º ponto de vista, 3º desenho, 1 minuto: 1º ponto de vista, 4º desenho, 30 segundos: 1º ponto de vista, 5º desenho, 15 segundos: 2º ponto de vista, 1º desenho, 1 minuto: 2º ponto de vista, 2º desenho, 30 segundos:

Crítica estruturada dos desenhos dos colegas

Imagem
  Hall da Escola de Arquitetura, por Eduarda Seelig O corrimão em traço mais forte atrai o primeiro olhar. Logo em seguida, a parede muito vazia no fundo que chama atenção. Felizmente, o chão à direita faz um bom jogo de equilíbrio. Ótima composição de elementos, no sentido de ter usado toda a folha. Não deu a sensação de puxar muito para um lado ou para outro. A perspectiva, no entanto, se atrapalha no corrimão. Como o ponto de fuga está acima dele, dá a impressão que ele deveria descer conforme o chão, mas sobe antes da escada. Faria sentido se a linha do horizonte estivesse mais baixa. Porém não é essa a impressão que passa. 

Desenhos Praça da Liberdade

Imagem
Edifício Niemeyer  Edifício Mape

Passeio na Praça da Liberdade pelo Google

Imagem
     Com os avanços nos meios de representação do espaço, a possibilidade de passear na Praça da Liberdade do conforto de casa se torna possível. Apesar de todas as ferramentas de movimentação e zoom, a mediação digital não se equipara ao ambiente real. O passeio presencial possibilitou a imersão dos sentidos tátil, auditivo e olfativo, além, é claro, do visual.  1. Identificação de elementos espaciais que achem interessantes;  Lá, achei interessante o contraste entre os prédios de diferentes épocas e formas. Em especial do Edifício Niemeyer em comparação com o Espaço do Conhecimento da UFMG. Prédios que coabitam a mesma praça de forma tão próxima e, ao mesmo tempo, com propostas tão diferentes.  2. Apropriações das pessoas; Foi discutido em aula como o próprio paisagismo da Praça é usado para impedir a circulação de pessoas em determinadas partes. Mesmo com esse cenário, sempre é possível observar desde piqueniques na grama, até moradores de rua se abrigan...

Parágrafo "dialógico"

     O texto Animação Cultural, de Vilém Flusser, mostra um cenário em que os objetos criam consciência e rebelam-se contra seus criadores. Eles propõem uma revolução para inverter a relação homem-objeto, nos tornando submissos. Talvez não percebamos, mas essa revolução já começou. No documentário O Dilema das Redes, da Netflix, ex-funcionários de empresas de redes sociais contam como funciona a lógica dessas plataformas. Elas têm como objetivo aumentar e vender nosso tempo de uso aos anunciantes, sem medir estratégias. Com algoritmos que mapeiam todo o nosso comportamento, somos modificados para suprir necessidades do capital, o objeto mais poderoso.

Desenhos da Escola de Arquitetura

Imagem
Hall de entrada, 2 pontos de fuga: Área externa, ponto de fuga central: 

Apresentação pessoal

Sou Malu, tenho 19 anos. Nasci em Belo Horizonte, mas sempre morei em Esmeraldas. Fiz Ensino Médio integrado a um técnico em Mecatrônica em Divinópolis. Gosto da questão de cálculos estruturais, mas sempre tive um lado artístico aflorado, com desenhos, maquiagem e roupas. Então decidi ir para a Arquitetura, ao invés da Engenharia Civil, que me pareceu muito cinza.